Portugueses de A a Z: Vasco da Gama
Nome: Vasco da Gama (1468 ou 1469 - 1524)
Profissão: Navegador
Naturalidade: Sines
O mundo mudou com Vasco da Gama. Foi um navegador de faro apurado e um líder da melhor estirpe. Realizou a primeira viagem marítima para a Índia. Ligou definitivamente a Europa e a Ásia em finais do século XV. Vasco da Gama tem, por isso, lugar assegurado na história mundial. Com ele surgiu, pela primeira vez, o sentido da globalidade. Para muitos foi o maior dos desbravadores, um negociador de dente afiado e um verdadeiro timoneiro para os homens que o acompanharam. Mais: "Os Lusíadas" existem devido à viagem de Vasco da Gama. Dono de um temperamento impulsivo, estava destinado a ser sacerdote, mas acabou por ser descobridor, guerreiro e vice-rei da Índia.
Um caminho alternativo para chegar à Índia foi um objectivo sonhado durante anos. Apesar de não ter sido a primeira escolha, Vasco da Gama acabou por se revelar o homem certo para o lugar certo. Vasco da Gama foi, de facto, um grande estratega. Até à sua viagem à Índia, a vida de Vasco da Gama é muito pouco conhecida. Pensa-se que terá nascido em 1468 ou 1469, em Sines. Os seus pais eram Estêvão da Gama e Isabel Sodré. Era segundo filho e, por isso, não teria direito a título ou fortuna. Como alternativa, foi pensada uma carreira eclesiástica. Chegou a ser ordenado, juntamente com os seus três irmãos, mas não era isso que o futuro lhe reservava.
Recebeu educação de nobre e serviu na corte de D. João II. Também serviu nas armadas e, em 1492, foi enviado para Setúbal e o Algarve para dirigir a captura de navios franceses, como retaliação pelos ataques dos corsários gauleses contra a navegação portuguesa. D. Manuel I subiu ao trono após a morte de D. João II. A Índia era a terra de todas as riquezas e de todos os fascínios. Era também de onde vinham as especiarias. D. Manuel decidiu avançar com a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Segundo os relatos históricos, D. Manuel terá convidado Paulo da Gama, irmão de Vasco, para ser o capitão-mor da expedição. Não se sentindo bem de saúde, Paulo terá declinado o convite, indicando ao rei o nome de Vasco da Gama. Apesar de tudo, Paulo não deixou de participar na viagem. Assumiu o comando de uma das naus.
Vasco da Gama zarpou de Lisboa no dia 8 de Julho de 1497 e, porventura, nem ele sonhava que a empreitada seria um êxito tão clamoroso. A sua frota era composta pelas naus "S. Gabriel", "S. Rafael" e "Bérrio", bem como um navio de carga. Sob o seu comando tinha 170 homens, entre eles alguns dos melhores de que Portugal dispunha. Atingiu o seu objectivo em 20 de Maio de 1498, quando lançou âncoras ao largo da cidade de Calecute.
Vasco da Gama chegou finalmente a Lisboa no Verão de 1499, dois anos depois do início da viagem. Esperava-o uma cerimónia apoteótica. D. Manuel aguardava-o no Restelo. Receptor da gratidão de uma nação inteira, ganhou uma longa lista de mercês e honrarias. O seu nome passou a ser antecedido de Dom. E foi também nomeado Almirante do Mar das Índias. Casou em 1500 com Catarina de Ataíde, com quem teve 7 filhos.
No início do reinado de D. João III, o império oriental atravessou um período de desgovernação. Vasco da Gam foi nomeado vice-rei da Índia e partiu em 1524 com a missão de, com a sua austera disciplina, pôr alguma ordem na casa. Não mais regressou a Portugal, morrendo na véspera de Natal de 1524.