Filme de animação português premiado nos EUA
O filme de animação português "Até ao Tecto do Mundo", realizado por Vítor Lopes, Carlos Silva e António Costa Valente, foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Los Angeles. A longa-metragem, produzida pelo Cine-Clube de Avanca num estúdio de animação em Avanca (Estarreja), recebeu uma Menção Especial na edição de Inverno do "Los Angeles New Wave International Film Festival 2011". Este é o 6º prémio recebido pelo filme português em terras norte-americanas, tendo sido distinguido em festivais dos Estados Unidos e do Canadá.
"Até ao Tecto do Mundo" é a primeira longa-metragem portuguesa de animação e o primeiro filme, em todo o mundo, produzido com uma nova tecnologia vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Um filme para crianças, cuja história se passa num Reino onde tudo é proibido. O Rei constrói, no castelo, uma torre sem fim, ao mesmo tempo que a floresta, fornecedora dos materiais, vai sendo devastada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta mas... apaixona-se!
"Até ao Tecto do Mundo" tem música do Maestro António Vitorino d'Almeida e vozes de Ângela Marques, Fernando Mendonça, Isabel Queirós, Jorge Vasques, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta.