"Mistérios de Lisboa" nomeado em 3 categorias do "Satellite Award"
O muito aclamado filme português "Mistérios de Lisboa", realizado por Raúl Ruiz, está nomeado em 3 categorias no "Sattelite Award", prémios da International Press Academy, dos Estados Unidos.
"Mistérios de Lisboa" está nomeado nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direcção Artística (Isabel Branco) e Melhor Guarda-Roupa (Isabel Branco). O filme, realizado pelo chileno Raúl Ruiz, produzido por Paulo Branco e com argumento de Carlos Saboga, é uma adaptação do livro de Camilo Castelo Branco e roda à volta do destino de Pedro da Silva (João Arrais), um órfão que vive num colégio interno e que, através do padre Dinis (Adriano Luz), descobre a identidade da mãe, a condessa Ângela de Lima (Maria João Bastos).
O filme estreou nos Estados Unidos no passado mês de Agosto, poucos dias antes da morte de Raúl Ruiz. Recentemente, o Círculo de Críticos de Cinema Nova-Iorquino atribuiu postumamente o "Special Award 2011" ao realizador chileno. Em Portugal, o filme estreou em Outubro de 2010 e foi exibido, já este ano, em formato de mini-série de 6 episódios, na RTP1.
"Mistérios de Lisboa" conquistou a Concha de Prata - Melhor Realizador no Festival de San Sebastian (Espanha), o Prémio Louis Delluc (França) e o Prémio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.