Portuguesa é eleita Presidente da maior sociedade científica norte-americana
A matemática portuguesa Irene Fonseca foi eleita Presidente da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial, sedeada em Filadélfia. É a primeira vez que um português preside a esta instituição, fundada em 1952, e que é a maior sociedade científica dedicada à Matemática Aplicada, constituída por cerca de 13.000 membros individuais e 500 institucionais de todo o mundo. A portuguesa é também a segunda mulher a ocupar este cargo.
Irene Fonseca, nascida em Lisboa em 1956, licenciou-se em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorou-se na Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos. Trabalhou em Paris e no Instituto Max Planck, em Leipzig, na Alemanha. Em 1997, foi concedorada pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Actualmente, Irene Fonseca é professora do Departamento de Ciências Matemáticas da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde dirige o Center for Nonlinear Analysis. Desenvolve investigação em mecânica dos meios contínuos, equações às derivadas parciais e cálculo das variações, além de aplicações como visão computacional e novos materiais. Irene Fonseca é ainda colaboradora regular da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação e Ciência e da Sociedade Portuguesa de Matemática. Pertence ainda ao Conselho de Curadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Recentemente, Irene Fonseca recebeu o Prémio Seed of Science, na categoria Consagração. Os prémios Seed of Science distinguem os melhores da ciência portuguesa.