Guimarães no Top 10 de destinos 2012 para a "Lonely Planet"
Depois de ter incluído o Porto na lista das cidades "Best Value" (relação qualidade-preço), a editora "Lonely Planet" volta a incluir uma cidade portuguesa nos melhores destinos para o próximo ano. Desta vez, a honra cabe a Guimarães, que integra a lista dos 10 destinos urbanos para 2012.
A cidade minhota, que será Capital Europeia da Cultura 2012, surge em 6º lugar na lista e é reconhecida por ser Património Mundial da Humanidade. Entre as justificações para integrar esta lista, referem-se o centro histórico de um "sedutor emaranhado medieval", os edifícios, mansões, palácios e o castelo. E, ao ser Capital Europeia da Cultura 2012, é "agora o momento para visitar" a Cidade-Berço. A editora "Lonely Planet" acrescenta que devido ao facto de ter uma "significativa população jovem", a cidade detém já "uma impressionante cena cultural" e será "um ponto central da iniciativa artística ao longo do ano", com artistas criativos de Portugal e de toda a Europa a mostrar o seu trabalho.
As outras cidades que surgem na lista, ao lado de Guimarães, são: Londres, Mascate (Omã), Bangalore (Índia), Cádis (Espanha), Estocolmo (Suécia), Santiago (Chile), Hong Kong (China), Orlando (EUA) e Darwin (Austrália).