"Angst", de Graça Castanheira, vence Prémio de Melhor Documentário do Festival de Montpellier
O documentário "Angst", da portuguesa Graça Castanheira, venceu o Prémio Ulisses Melhor Documentário do Festival CINEMED - Festival Internacional de Montpellier, em França.
O documentário de Graça Castanheira foi escolhido de entre 10 candidatos internacionais e o júri justificou essa escolha: «"Angst" conquistou o júri pela sua audácia. A abordagem do tema é comprometida; a realização, os enquadramentos, a montagem e o texto narrado dão ao filme uma identidade firme, tornando-o uma surpreendente lufada de ar fresco no panorama do documentário contemporâneo. "Angst" é um objecto singular que, apesar da sua atmosfera e da ausência de personagens, resulta num documentário forte e densamente humano.»
Graça Castanheira tem 49 anos e é professora de Cinema Documental e Práticas de Realização na Escola Superior de Teatro e Cinema. No documentário "Angst" apresenta uma reflexão sobre o estágio actual da humanidade, onde analisa os impasses do desenvolvimento humano, da superpopulação ao risco do esgotamento do espaço disponível para a ocupação do planeta e dos stocks de energia disponíveis para o funcionamento da civilização como a conhecemos.
"Angst" já tinha sido distinguido no festival CineEco 2011, em Seia, com uma Menção Honrosa na Competição Internacional e o Prémio da Juventude Universidade Lusófona, e no Cineport 2011, no Brasil, com o Prémio de Melhor Documentário Troféu Andorinha Curta.