ISTO É PORTUGAL! - Guava
Origem: Lisboa (design)/ São João da Madeira (fábrica)
«Acabou de receber as peças para a Primavera-Verão de 2012 e já está a trabalhar no Outono-Inverno desse ano. Na cabeça, vai magicando uma linha de calçado para homem e os acessórios que se hão-de seguir. Com o seu ar tímido, Inês Caleiro, 27 anos, tem a força da idade e a maturidade de quem já fez muito. Em Julho passado, lançou uma marca de sapatos só sua, a que chamou Guava (goiaba, em inglês). Os seus primeiros modelos estão nas lojas desde finais de Agosto e já andam pelas ruas de Lisboa, Porto, Coimbra, Viseu, Madrid, Barcelona e Roterdão. Deve seguir-se Londres e, talvez, o Japão.
Inês sempre gostou de trabalhos manuais. Desde pequena que fazia origamis, postais animados e bijutaria para oferecer, no Natal. A veia artística, herdada do avô João, carpinteiro de alma e profissão, levou-a a tirar Design Gráfico no IADE. Foi lá que, pela primeira vez, sentiu o chamamento para o mundo da moda. Inscreveu-se, então, na London School of Fashion, onde frequentou uma formação de três meses em acessórios de moda.
Melhor aluna desse curso, abriram-se-lhe as portas da famosa marca de sapatos Jimmy Choo. Seis meses bastaram para se destacar. Convidaram-na para ficar mais dois anos, em estágio, mas trabalhar sem ganhar, em Londres, era um convite envenenado. Recusou. Seguiu para Washington, com o programa Inov Contacto, ao qual se tinha candidatado uns anos antes. Esteve seis meses nos EUA, a desenhar móveis. Mas era a ideia de sapatos que lhe fervilhava na cabeça. Foi lá que, impulsionada pela sua chefe, incubou a Guava. Desenhou uma colecção completa (com sabrinas, sapatos, botas e botins), trabalhou a imagem da marca, contactou com fornecedores. Quando, em Julho último, regressou a Portugal, foi só passá-los da cabeça... para os pés.
Uns quantos "nãos" depois, chega, através de amigos, a uma fábrica em São João da Madeira. Outros amigos estavam a lançar a Elétrico Studios e estabeleceu-se uma parceria: ela ficou com um catálogo fotográfico feito por profissionais e eles ganharam produto novo, arrojado, para engordar o portfólio. O slogan da marca, esse, faz jus ao contraste que Inês gosta de pôr na sua peça: Sedução Geométrica.
A sua primeira colecção - Archi.TEC - foi inspirada na arquitectura. Pixel, a segunda, no mundo virtual. A que se segue (chegará às montras no próximo Outono) ainda não tem "história". Mas Inês soma e segue. A rapariga para quem as botas ortopédicas, que usou, anos a fio, já só são uma má recordação, está nomeada para arrecadar, na categoria de Design de Acessórios, um Fashion Award, o mais cobiçado prémio internacional da especialidade. Touché!»
(retirado do artigo "Ela calça Guava" publicado na edição nº 972 da revista VISÃO)