Livro inédito de José Saramago chega hoje às livrarias

Está à venda, a partir de hoje, nas livrarias de todo o País, um livro inédito de José Saramago, "Clarabóia". José Saramago acabou de escrever este romance em 1953, com 30 anos, e enviou-o para uma editora que nunca lhe deu uma resposta, o que muito magoou o jovem escritor. Saramago, que se tinha iniciado na escrita com "Terra do Pecado" em 1947, entra então num silêncio de escrita que durou quase 20 anos.
Quarenta anos depois de ter enviado o romance "Clarabóia" para a tal editora, recebe a resposta, onde o informam de que "numa mudança de instalações se havia encontrado um manuscrito e que estariam muito interessados em publicar". Saramago agradece a oferta, mas recusa, dizendo que já não era o momento e decide que não quer ver "Clarabóia" publicada em vida, mas que, após a sua morte, os seus herdeiros poderiam fazer o que quisessem dela.
E assim, um ano após a morte do Nobel da Literatura, e 58 anos após o ter enviado para uma editora, o romance "Clarabóia" vê finalmente a luz do dia, para gáudio de todos os seus leitores. "Clarabóia" é também lançado hoje no Brasil e, mais tarde, os leitores em castelhano, catalão e italiano deverão ter a oportunidade de ler este livro inédito de José Saramago.
O romance, que conta a história de seis famílias que vivem no mesmo prédio, já está disponível desde o início do mês em formato e-book, no site digital do Grupo Leya.
