Matemático português recebe bolsa internacional de 1 milhão de euros
O matemático português André Neves recebeu uma bolsa internacional para jovens investigadores da área científica, no valor de um milhão e cem mil euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação, tendo sido o primeiro português a ser agraciado com este prémio. O matemático português receberá esta quantia para criar a sua própria equipa e começar a desenvolver a sua pesquisa independente na Europa.
A ERC Starting Grant é atribuída todos os anos a investigadores de excelência europeus e, este ano, além de André Neves, concorreram à bolsa mais de 4000 investigadores à procura de financiamento para os seus projectos. O trabalho premiado do matemático português tem o nome de "Curvatura escalar positiva e fluxos de curvatura média Lagrangianos".
André Neves formou-se no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e terminou o mestrado em Matemática na Stanford University, nos Estados Unidos. Actualmente trabalha no Departamento de Matemática Pura do Imperial College de Londres. Além desta bolsa, André Neves já tinha sido premiado a nível nacional - Fundação Calouste Gulbenkian - e internacional - National Science Foundation, da Clay Mathematics Institution.