Cientista português recebe prémio de excelência nos EUA
O professor Adélio Mendes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), recebeu o "Faculty Excellence Award", um galardão atribuído pela empresa norte-americana Air Products que distingue inovações nas áreas estratégicas da empresa.
Adélio Mendes foi distinguido pela sua investigação no desenvolvimento e técnicas de separação de gases por adsorção e por membranas. O desafio lançado pela empresa à equipa de Adélio Mendes tinha sido o de desenvolver uma unidade de produção de oxigénio de elevada pureza (>99,5%) para aplicações espaciais.
A tecnologia em desenvolvimento teve de obedecer a vários requisitos, como fiabilidade, peso, tamanho e consumo energético - o que obrigou a equipa a criar uma unidade de separação por adsorção clínica muito sofisticada - e pode ser aplicada em missões espaciais, hospitais de campanha e situações de emergência que ocorram em terra, submarinos e aviões. A vantagem desta nova unidade de produção de oxigénio é o pequeno volume, a robustez e a eficiência energética.