SER PORTUGUÊS - Joana Vasconcelos
Naturalidade: Paris (França)/ Lisboa
Joana Vasconcelos nasceu na capital francesa, mas vive em Lisboa.
«O mundo descobriu Joana Vasconcelos depois da sua participação na Bienal de Veneza em 2005 e 2007. Em Junho, a instalação Contaminação abriu a exposição colectiva "The World Belongs to You", patente no Palazzo Grassi, em Veneza. A antologia da sua obra, "Sem Rede", apresentada no Museu Berardo em 2010, foi a exposição realizada em Portugal mais vista de sempre.»
(retirado da reportagem 1000 Motivos do nosso Orgulho publicada na 1000ª edição da revista Notícias Magazine)
«Joana Vasconcelos não é uma feminista, apesar dos seus candeeiros de tampões, dos seus sapatos altos de panelas ou do croché que utiliza em muitas das suas obras. Mas há conquistas que fazem com que a artista plástica seja considerada a "primeira mulher". Uma dessas últimas vitórias passa pelo convite que lhe foi lançado para expor no Palácio de Versalhes, em 2012. Aos 40 anos sucederá a Jeff Koons, Xavier Veilhan, Takashi Murakami e Bernar Venet; e será a primeira mulher a apresentar-se naquele espaço. O desafio francês é apenas mais um passo num longo percurso internacional, que a levou a muitas capitais europeias, à famosa Bienal de Veneza (2005), mas também ao Oriente. Nascida em Paris, por mero acaso, Joana Vasconcelos vê-se muitas vezes obrigada a corrigir os franceses quando estes se esquecem de dizer que é portuguesa e preferem anunciar que "nasceu em Paris e vive em Lisboa"; como se ela não tivesse, de facto, uma nacionalidade. Portugal reconheceu-lhe valor artístico muito cedo: em 2000, premiou-a com o Prémio EDP Jovens Artistas, em 2003 recebeu o galardão do Fundo Tabaqueira Arte Pública. Muitas das suas obras estão ainda presentes em colecções de arte nacionais. É ainda impossível não perceber o significado da exposição que fez em 2010, no Centro Cultural de Belém, ou seja, uma retrospectiva que cativou muitos visitantes e que tinha por missão mostrar o passado de uma artista que ainda não havia completado 40 anos de vida.»
(retirado da reportagem Os 100 Mais Influentes, categoria "Ícones ou Agitadores", publicada na revista Única)
« Para se ter uma ideia do seu conceito artístico, basta entrar no átrio do Tróia Design Hotel - a enorme escultura de um sapato de salto alto feito de panelas, tachos e tampas impressiona. Mas este modelo, designado por Marilyn, é apenas um exemplo da mais conhecida artista portuguesa contemporânea. A sua "internacionalização", aliás, está impressa no bilhete de identidade: nasceu em Paris, mas vive em Lisboa. Foi pela capital que começou a dar asas à veia artística, tendo estudado no Ar.Co e, a partir daí, a expor por todo o mundo, ao mesmo tempo que ia arrecadando variadíssimos prémios. Além das peças originais e das exposições, o seu trabalho é bem visível em projectos públicos no Porto, Lisboa, Torres Vedras e Paris.»
(retirado da edição especial da revista Evasões)
http://www.joanavasconcelos.com/
Post Joana Vasconcelos:
http://alma-lusa.blogs.sapo.pt/9576.html