Investigador português distinguido com Prémio Carreira nos EUA
O professor e investigador português José Carlos Príncipe, um dos pioneiros mundiais em neuroengenharia computacional, foi distinguido com o Prémio Carreira atribuído pelo conceituado Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior associação técnica do mundo.
O "IEEE Neural Network Pioneer Award" é atribuído anualmente a investigadores com contribuições científicas sustentadas durante um período mínimo de 15 anos. José Carlos Príncipe, o primeiro português a receber este prémio, é professor na Universidade da Florida e tem ligação ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) e à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). As suas investigações abriram caminho para o prognóstico de doenças, a prevenção de crises epilépticas ou para a possibilidade de tetraplégicos serem capazes de interagir com o mundo exterior através de robôs. José Carlos Príncipe utiliza algoritmos e modelos de processamento para a compreensão do funcionamento do cérebro humano, o que oferece potencialidades ao nível da descodificação das intenções do movimento do cérebro humano.
José Carlos Príncipe nasceu no Porto, em 1950. Recebe amanhã o Prémio Carreira, do IEEE, em San José, Califórnia, nos Estados Unidos da América.