Jovem Portuguesa vence Concurso Mundial de Música
A portuguesa Adriana Ferreira, de 19 anos, venceu o Concurso e Festival Internacional de Música Carl Nielsen, na Dinamarca. A jovem destacou-se na competição dedicada aos executantes de flauta, cujo desafio era interpretar um reportório diverso de grandes compositores clássicos. Além do primeiro prémio, foi ainda distinguida com o Prémio do Júri Young People e o Prémio da Orquestra Sinfónica de Odense.
Adriana Ferreira é natural de Cabeceiras de Basto, no Minho, iniciou os estudos musicais em flauta aos 9 anos e, aos 12, ingressou na Artave. Terminou com 20 valores o curso de instrumentista de sopro da Escola Profissional Artística de Vale do Ave e, com 17 anos, foi a primeira portuguesa a entrar no Conservatório Nacional Superior de Paris. Actualmente, é bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e estuda no Conservatório parisiense e na Universidade Paris-Sorbonne IV (musicologia).
Aqui pode ouvir-se a prestação final de Adriana Ferreira no concurso dinamarquês: http://www.dr.dk/design/www/AudioMiniPlayer/miniplayer_window.html?test=0&mediaQid=1605229&ErrorCode=true&title=H%F8r%20Adriana%20Ferreira%20spille%20Mozarts%20fl%F8jtekoncert%20i%20G-dur
Um vídeo de uma actuação de Adriana Ferreira com a Orquestra Gulbenkian: