Ticha Penicheiro é uma das 15 melhores basquetebolistas da história da WNBA
A portuguesa Ticha Penicheiro integra a lista das 15 melhores basquetebolistas da história da WNBA, a liga norte-americana de basquetebol feminino. A base portuguesa, de 36 anos, foi eleita por votação dos adeptos no site da competição e por um painel de profissionais da comunicação, jogadores e treinadores no activo. Entre as 15 escolhidas só há 2 estrangeiras, a portuguesa e a australiana Lauren Jackson.
Ticha Penicheiro nasceu a 18 de Setembro de 1974, na Figueira da Foz. Com 18 anos, começa a jogar na equipa do União de Santarém e, com apenas 20 anos, parte para os Estados Unidos para estudar e jogar na equipa da Universidade de Old Dominion, na Virgínia. O êxito da portuguesa foi tanto que a camisola que envergava, com o número 21, está exposta no topo do pavilhão da instituição, o que significa que mais ninguém usará aquele número. Em 1997 ingressa na WNBA e, em 1998, é eleita uma das novas melhores jogadoras do campeonato americano e assina contrato com a equipa das Sacramento Monarchs, na Califórnia. Em 2010, transferiu-se para a equipa Los Angeles Sparks.
Como o campeonato da WNBA é disputado no Verão, nas temporadas de Inverno a atleta portuguesa costuma actuar em campeonatos europeus e já passou por clubes de países como Itália, Polónia ou Rússia. Este ano, a sorte coube a Portugal, mais concretamente ao Mcell - Algés, onde Ticha jogou entre Janeiro e Maio de 2011. A liga portuguesa contou assim com o talento de uma das melhores basquetebolistas do mundo que é, também, a melhor basquetebolista portuguesa de sempre.