Desenhadores urbanos de todo o mundo desenham Lisboa (Urban Sketchers - 21 a 23 Julho)
A partir de hoje, e até sábado, cerca de 150 desenhadores de todo o mundo reúnem-se em Lisboa para desenhar diferentes zonas da capital portuguesa. Esta é a 2ª edição deste encontro promovido pela associação internacional Urban Sketchers, que pretende incentivar o desenho de observação directa na rua. O encontro da 1ª edição foi em Portland, Oregon, nos Estados Unidos da América, em Julho de 2010.
A programação do encontro lisboeta inclui workshops em espaços do centro histórico lisboeta e conferências na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no Chiado. Os workshops serão coordenados por uma equipa nacional e internacional, entre os quais se contam os autores do livro "Diários de Viagem em Lisboa": Eduardo Salavisa, José Louro, João Catarino, Pedro Cabral e Richard Câmara. Entre os conferencistas, estarão presentes nomes como os do autor e professor norte-americano Frank Ching ou o da artista e historiadora inglesa Ruth Rosengarten.
Eduardo Salavisa, um dos organizadores do encontro, afirmou, em comunicado, que "devido à sua luminosidade, às suas colinas e vistas inesperadas para o rio Tejo, Lisboa torna-se uma cidade ideal para desenhar".
No site oficial do evento, poderá encontrar os locais onde os artistas irão desenhar: http://symposium.urbansketchers.org/