Gonçalo M. Tavares vence prémio literário europeu
O escritor português Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário dos Jovens Europeus com a obra "O Senhor Kraus", quinto título da série "O Meu Bairro", que já conta com dez livros. "O Senhor Kraus" conta a história de um jornalista que aceita escrever uma crónica sobre política e, para comentar a actualidade política, cria três personagens - um Chefe e dois Auxiliares - especialistas em satirizar os tiques universais dos políticos.
Gonçalo M. Tavares tem 40 anos, nasceu em Angola, cresceu em Aveiro e é um dos mais importantes nomes da nova geração da literatura portuguesa. Começou a escrever há 10 anos e, neste espaço de tempo, já publicou 29 livros, entre romances, livros de contos, peças de teatro, uma epopeia, ensaios e poesia. As suas obras já inspiraram peças de teatro, ópera, peças radiofónicas, curtas-metragens, objectos de artes plásticas, vídeos de arte, performances, projectos arquitectónicos e teses académicas em vários países. Neste momentos, estão em curso 160 traduções de obras suas, em 35 países, e o seu romance "Jerusalém" integra a lista dos "1001 Livros para ler antes de morrer - Um Guia Cronológico dos Mais Importantes Romances de Todos os Tempos".
O escritor português já recebeu diversos prémios literários a nível nacional e internacional e José Saramago vaticinou, um dia, que Gonçalo M. Tavares seria o próximo Nobel da Literatura português.