Estudo português destacado pela NASA
"Giovanni"
Um estudo efectuado por investigadores da Universidade de Coimbra está em destaque no site da NASA. A investigação feita por Vasco Mantas, com a colaboração de A.J.S.C. Pereira e Paula V. Morais, teve a duração de 5 meses e documenta, pela primeira vez, o aparecimento de vida a partir da erupção de um vulcão submarino.
O estudo recorreu a imagens do sistema de visualização e análise de dados da NASA, designado por "Giovanni". À Agência Lusa, Vasco Mantas explicou que ele e os dois colegas analisaram "imagens de satélite de uma região do Oceano Pacífico, na faixa sudoeste, junto a Tonga, após a erupção de um vulcão submarino e descobriu que se produziu um «bloom» no aparecimento de microalgas naquela zona."
Vasco Mantas disse ainda que existem teorias de que "a cinza vulcânica pode originar o tipo de fenómeno agora observado, mas esta é a primeira vez que se documenta o aparecimento de vida a partir dos efeitos da actividade de um vulcão submarino." O biólogo acrescentou ainda que "o surgimento de microalgas em zonas do oceano onde não seria suposto existirem tem consequências, por exemplo, na cadeia alimentar, fazendo aumentar a carga de peixe, e na diminuição da quantidade de dióxido de carbono que é lançado para a atmosfera."
http://disc.sci.gsfc.nasa.gov/gesNews/giovanni_publications_update_April_2011