Pauleta no "onze" ideal da Liga Francesa dos últimos 20 anos
O avançado português Pauleta, que jogou em França entre 2000 e 2008, foi eleito para a equipa ideal dos últimos 20 anos do campeonato francês, sendo o único estrangeiro a integrar este "onze". Os restantes jogadores eleitos são Fabien Barthez, Christian Karembeu, Lilian Thuram, Laurent Blanc, Bixente Lizarazu, Patrick Vieira, Robert Pires, Franck Ribéry, Zinedine Zidane e Jean-Pierre Papin. Didier Deschamps foi o treinador eleito.
Pauleta, de 38 anos, é natural de São Roque (Ponta Delgada), na ilha açoriana de São Miguel, e começou a jogar como profissional num clube da sua ilha, o União Micaelense, na temporada de 1994-95. Na temporada seguinte, transfere-se para o Estoril-Praia, onde começa a dar nas vistas pelos golos marcados, e, na época a seguir, muda-se para Espanha, para jogar no Salamanca. Fica no Salamanca de 1996 a 1998, altura em que se transfere para o Desportivo da Corunha, também em Espanha, onde permanece até 2000. Em 2000, chega a França e inicia um trajecto de grande sucesso em terras gaulesas, primeiro no Bordéus (até 2003) e depois no Paris Saint-Germain, onde joga até 2008, altura em que termina a sua carreira futebolística.
O "ciclone dos Açores" deixou uma marca muito forte no clube parisiense, tendo sido eleito, em 2010, o melhor jogador de sempre do Paris Saint-Germain. Com esta eleição para o "onze" ideal, prova-se que essa boa impressão é comum a todos os adeptos de futebol franceses.
Pauleta é também o melhor marcador de sempre da selecção nacional, tendo marcado 47 golos pela equipa das "Quinas". É ainda o único internacional português que nunca jogou num clube da 1ª Divisão em Portugal.