24
Mai11
Tributo a Moniz Pereira
Portugal Genial: Professor Moniz Pereira - O Sr. Desporto
"O número de medalhas individuais obtidas pelos nossos atletas é uma referência incontestável. Fernanda Ribeiro - 15, Rosa Mota - 8, Carlos Lopes - 7, Carla Sacramento - 8, Paulo Guerra - 6, Rui Silva - 10, Aurora Cunha - 5, Manuela Machado - 5, Albertina Dias - 3, Conceição Ferreira - 3, Domingos Castro - 2, António Leitão - 2, Susana Feitor - 6, Carlos Calado - 5, destacando-se Fernando Mamede, recordista mundial dos 10 000 metros, e Obikwelu, o seu "filho mais novo", para além de muitos outros nomes, como Naide Gomes, uma nova referência do atletismo feminino português.
Cento e dezoito medalhas individuais, 45 colectivas, campeões olímpicos, recordistas do mundo, homens e mulheres imparavelmente geniais. Mas o que estará por detrás de tanto sucesso? Certamente, não foi obra do acaso, mas sim resultado de trabalho árduo, de enorme disciplina e de um elevadíssimo espírito de observação, de quem foi capaz de reunir as melhores práticas e criar, em Portugal, a escola portuguesa de fundo e meio-fundo, uma escola de talentos, produtora de campeões.
Quem o fez foi Mário Alberto Freire Moniz Pereira, o Professor, o Sr. Desporto.
Foi quase tudo: de director técnico a seleccionador nacional de atletismo e voleibol, árbitro, praticante de andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, ténis de mesa, voleibol e atletismo, autor de dois livros, compositor de mais de uma centena de músicas, Moniz Pereira foi, sobretudo, um grande campeão.
Esteve presente em 12 Jogos Olímpicos, 12 Campeonatos do Mundo de Cross, 18 Taças dos Clubes dos Campeões Europeus, das quais ganhou 14 ao serviço do seu Sporting, e 8 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Pista, onde também se sagrou campeão pelo Sporting em 2000.
Foi responsável pela carreira de centenas de atletas e técnicos, as suas "pérolas raras", como dizia um jornalista francês: Lopes, Mamede, Leitão, Canário, entre muitos outros.
É um profundo exemplo nacionalista, nunca admitindo que inferiorizassem a capacidade dos Portugueses. Sempre acreditou que podíamos ser melhores que os melhores e, com o seu espírito disciplinador, dinamizador, aliado à sua extrema sensibilidade para a gestão dos seus recursos humanos, criou campeões, verdadeiras marcas portuguesas mundiais.
Bem-haja, Senhor Professor!"
(Fevereiro 2005)
Excerto do texto "Professor Moniz Pereira - O Sr. Desporto", in "Portugal Genial", de Carlos Coelho