Dois portugueses seleccionados pela Royal Opera House
Susana Gaspar
A soprano Susana Gaspar e o encenador Pedro Ribeiro foram seleccionados, entre 45 candidaturas de 23 países, para trabalhar na Royal Opera House, em Londres, no âmbito do programa artístico "Jette Parker", que se destina a novos talentos. Os dois portugueses irão integrar as produções teatrais da Royal Opera House durante os próximos 2 anos, ao mesmo tempo que receberão formação.
Susana Gaspar começou a estudar música aos 7 anos, em Almada. Fez o curso de canto no Conservatório Nacional, foi bolseira da Gulbenkian e frequentou um curso de ópera em Kortenberg, na Bélgica. Estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres. Participou nas óperas "Flauta Mágica", "La Serva Padrona", "Orfeo e Euridice" e "Principezinho". Em 2010, integrou a ópera "La Bohéme", de Puccini, com a British Youth Opera. Também já cantou como solista ("Benedictus", da Missa Brevis de Haydn e o "Magnificat", de F. António de Almeida). Pertence ao Coro de Câmara de Lisboa desde 2000 e é membro fundador do grupo Alma Nua. No âmbito deste programa artístico para o qual foi escolhida, a soprano portuguesa irá participar na ópera "As Bodas de Fígaro", de Mozart, no papel de Barbarina, e a estreia está marcada para Setembro.
Pedr Ribeiro é licenciado em Estudos Teatrais, tem o curso de encenação de ópera pela Fundação Calouste Gulbenkian e foi assistente do encenador João Paulo Seara Cardoso. Pedro Ribeiro será assistente dos encenadores da Royal Opera House nas óperas "La Traviata", "Don Giovanni", "Falstaff" e "La Bohème". A estreia do encenador português está marcada para Outubro no espectáculo "Les Nuits d'eté and Aurore", no qual também participará Susana Gaspar.
De realçar que, das 45 candidaturas para este programa artístico, foram seleccionados 6 profissionais, sendo 2 deles portugueses.