Francesinha é uma das 10 melhores sanduíches do mundo
A Francesinha, um dos pratos mais típicos da cidade do Porto, foi eleita uma das 10 melhores sanduíches do mundo, pelo site Aol Travel. A acompanhar a Francesinha, surgem as sanduíches Roujimao (China), Smorrebrod (Dinamarca), Kati Roll (Índia), Pan Bagnat (França), Gelato Sadwich (Itália), Indian (navajo) Taco (EUA), Chip Butty (Reino Unido) e Cemita (México).
Em relação à iguaria portuense, o site Aol Travel diz que, apesar do diminutivo, de «pequena tem muito pouco». O site conta a origem da Francesinha, criada por um emigrante português em França que, quando regressou à sua terra natal, o Porto, decidiu adaptar o famoso Croque Monsieur à cultura nacional. Esta especialidade portuense surgiu na década de 60, pelas mãos do português Daniel Silva.
A Francesinha é uma sanduíche recheada com linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife, coberta de queijo, e leva um molho picante, que tem por base tomate e cerveja. Existem várias variantes da Francesinha: com outras carnes no recheio, com ovo estrelado ou camarão por cima, por exemplo. É, sem dúvida, um dos pratos mais típicos da Cidade Invicta e muito apreciado por portugueses e estrangeiros.