FESTin 2011
Começa hoje a 2ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que irá decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, até ao dia 1 de Maio. Este ano, a organização recebeu 180 filmes, três vezes mais do que no ano passado, tendo seleccionado 72, dos quais 53 estão em competição (13 na secção de longas-metragens e 40 na secção de curtas-metragens). No festival, há filmes dos 8 países da CPLP, sendo que Portugal e Brasil continuam a liderar a produção, seguidos de Moçambique e Angola.
Na 1ª edição, o país homenageado foi Moçambique e, este ano, será Portugal o país homenageado no festival, cuja programação contará com diversas actividades específicas para divulgar e promover a cultura portuguesa. Haverá ainda uma retrospectiva do realizador português João Botelho, com a exibição de quatro dos seus filmes (3 longas e 1 curta-metragem). O realizador Manoel de Oliveira, de 102 anos, receberá também uma homenagem. O centenário realizador português dará o seu nome à Sala 1 do Cinema São Jorge numa cerimónia que contará com a presença do homenageado e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. Esta cerimónia irá decorrer na próxima 5ª feira, dia 28.
A cerimónia de abertura do FESTin 2011 será às 21h00 e, às 21h30, será exibido "Lixo Extraordinário", uma co-produção brasileira e inglesa nomeada para o último Óscar de Melhor Documentário. A estreia comercial deste filme será na próxima 5ª feira.