Livraria Bertrand do Chiado é a mais antiga do mundo
A Livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, abriu em 1732 e nunca mais deixou de funcionar e, por isso, foi reconhecida pelo Guiness como a livraria mais antiga do mundo ainda em actividade. O atestado, certificado pelo Livro de Recordes do Guiness, está exposto desde a semana passada no interior da livraria lisboeta.
A primeira Bertrand foi fundada por Pedro Faure, em 1732, e abriu portas na Rua Direita do Loreto, em Lisboa. Em 1755, Pierre Bertrand, genro de Pedro Faure, dirigia a livraria e foi instalar-se junto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades, por causa do terramoto. Dezoito anos depois, em 1773, a Bertrand voltou a abrir portas na já reconstruída baixa pombalina. No texto do historiador José António Saraiva, "Bertrand - a história de uma editora", ficamos a saber que a Bertrand teve 11 nomes e conheceu quatro moradas.
No processo de candidatura a "livraria mais antiga do mundo", foi necessário prestar provas rigorosas. Para confirmar que a actividade da livraria não foi interrompida ao longo destes anos, contribuíram o historiador contemporâneo e colaborador da LisbonWalker, José Antunes; o sociólogo Miguel Cabrita; Ana Salvado, que no momento da candidatura era subdirectora do Instituto Nacional para a Reabilitação; o escritor, historiador e crítico de arte José Augusto-França, entre outros.
Os corredores da Bertrand do Chiado têm várias histórias para contar... conta-se que, nas salas da livraria, ninguém ousava invadir o cantinho de Aquilino Ribeiro e, há alguns anos, era possível encontrar a vaguear por aqueles corredores escritores como Fernando Namora ou José Cardoso Pires.
A Bertrand Livreiros é o nome de uma rede com 53 livrarias espalhadas por todo o país e integra o Grupo Porto Editora desde 30 de Junho de 2010.