"Milagrário Pessoal", de José Eduardo Agualusa (Angola)
«Iara, jovem linguista portuguesa, faz uma incrível descoberta: alguém, ou alguma coisa, está a subverter a nossa língua, a nível global, de forma insidiosa, porém avassaladora e irremediável. Maravilhada, perplexa e assustada, a jovem procura a ajuda de um professor, um velho anarquista angolano, com um passado sombrio, e os dois partem em busca de uma colecção de misteriosas palavras, que, a acreditar num documento do século XVII, teriam sido roubadas à "língua dos pássaros". Milagrário Pessoal é um romance de amor e, ao mesmo tempo, uma viagem através da história da língua portuguesa, das suas origens à actualidade, percorrendo os diferentes territórios aos quais a mesma se vem afeiçoando.»
Milagrário Pessoal é um livro delicioso, uma romance que, ao mesmo tempo que esconde um amor (talvez) impossível, é uma profunda declaração de amor à Língua Portuguesa. Para ler com gosto e com amor a cada palavra!
«José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de Dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. Vive entre Lisboa e Luanda. Iniciou a sua carreira literária em 1988, com a publicação de um romance histórico, A Conjura. É autor de nove romances, uma novela, oito recolhas de contos e crónicas, três livros para crianças, três peças para teatro, um livro de reportagens e um relato de viagens. As suas obras estão publicadas em mais de vinte países. Ao seu romance O Vendedor de Passados foi atribuído o Prémio Independent - Ficção Estrangeira. Milagrário Pessoal é o seu mais recente romance.»