Jornalista da TSF recebe Prémio Rei de Espanha
O jornalista da TSF João Francisco Guerreiro recebeu hoje, das mãos do rei espanhol Juan Carlos, o prémio de jornalismo internacional Rei de Espanha com um trabalho feito no Haiti depois do sismo de Janeiro de 2010. João Francisco Guerreiro foi o vencedor na categoria de rádio com o trabalho "Missão Haiti", emitido pela TSF a 11 de Fevereiro de 2010. O jornalista português foi premiado a par com profissionais da Colômbia, Argentina, México e Espanha.
João Francisco Guerreiro disse à Agência Lusa que ainda guarda os sons daquela reportagem na cabeça. "A minha principal intenção foi recriar os ambientes sonoros com que fui confrontado: gritos de alguém em sofrimento ou com fome e sede." A "grande riqueza de vozes" do trabalho do jornalista português foi elogiada aquando do anúncio dos vencedores.
Podem concorrer a estes prémios jornalistas dos países ibero-americanos, Estados Unidos, Filipinas, Guiné Equatorial, Israel e Marrocos, com trabalhos publicados em português ou espanhol. Este ano, a 28ª edição do certame, concorreram 170 trabalhos. Esta é a 2ª vez que a TSF recebe este galardão depois de, em 2006, a jornalista Cláudia Henriques também ter ganho este prémio para a categoria de rádio com uma reportagem sobre as vítimas do atentado de 11 de Março, em Madrid, um ano depois da tragédia.
Os prémios foram entregues na Casa da América, em Madrid.
http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=917979&audio_id=1492643