Mísia condecorada pelo Governo Francês
A fadista Mísia foi ontem agraciada pelo Governo de França com as insígnias de Oficial da Ordem das Artes e Letras. A cerimónia decorreu no Palácio de Santos, em Lisboa, e as insígnias foram entregues pelo embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva. "Com esta distinção, a França pretende homenagear esta excelente intérprete, que contribuiu com uma sonoridade própria para o reconhecimento do Fado dos nossos dias", referiu a Embaixada em nota de imprensa, que refere ainda que "num momento em que surgem muitas vozes talentosas, Mísia permanece uma figura incontornável, indissociável da cultura e da identidade nacional portuguesas".
Esta é a 2ª vez que a fadista portuguesa é agraciada pelo Governo francês. A primeira foi em Janeiro de 2004 quando foi condecorada pelo ministro da Cultura, Jean-Jacques Aillagon, com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras. Em 2005, recebeu do Presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoe, a Grande Medalha de Vermeil, a maior distinção da cidade.
Nascida em 1955, Mísia é natural do Porto, filha de um português e de uma espanhola da Catalunha. Em 1991, lançou o seu primeiro álbum, "Mísia", a que se seguiram mais 8 discos, tendo o último, "Ruas", sido lançado em 2009. Desde o passado mês de Fevereiro que Mísia se encontra em digressão pelo estrangeiro com o seu novo projecto, "Senhora da noite". O próximo concerto será no dia 21 de Abril em Sèvres, França.
Em Setembro, será lançado o novo álbum da fadista, "Senhora da noite", um álbum totalmente constituído por fados tradicionais com letras escritas por mulheres.