Monstra - Festival de Animação de Lisboa (21 a 27 Março)
Começa hoje a 10ª edição do Monstra - Festival de Animação de Lisboa que, este ano, é dedicada às longas-metragens. Até domingo, dia 27, o Monstra vai passar pelo Cinema São Jorge, pela Fundação Calouste Gulbenkian, pelo Museu da Marioneta, pelo Museu Nacional de Etnologia, entre outros locais da capital.
A sessão de abertura será feita por "Pika Pika", um espectáculo interactivo feito com desenho de luz em 3D e, no domingo, o festival encerrará com a estreia de "10 para Cem", uma curta-metragem portuguesa de 10 minutos tendo como tema os 100 anos da República e os artistas que marcaram o período da 1ª República. Estando as longas-metragens em destaque nesta edição, foram seleccionados 7 filmes para exibição no Monstra, entre os quais "O Mágico", de Sylvain Chomet, "Metropia", de Tarik Saleh, ou "Chico e Rita", de Fernando Trueba, Javier Mariscal e Tono Errando.
O Monstra terá, como habitualmente, a competição de longas-metragens de animação, competição de escolas de todo o mundo, com 85 curtas-metragens, e, pela primeira vez, haverá uma competição de Curtíssimas, para filmes muito curtos, com cerca de 2 minutos.
Será ainda feita uma retrospectiva ao cinema de animação japonês, com a exibição de filmes como "O Meu Vizinho Totoro", "Laputa - Castle in the Sky" ou "Princesa Mononoke". Esta edição do Monstra tem como país convidado a Holanda e serão exibidos filmes que contam a história do cinema de animação deste país e que revelam co-produções com Portugal.
Haverá ainda oficinas, workshops e encontros em torno do cinema de animação para adultos e para um público mais novo. Estas actividades contarão com vários convidados internacionais, como o holandês Geri van Dirk, o polaco Piot Dumala ou o canadiano Jacques Drouin, pioneiro no cinema de animação com recurso à técnica «pinscreen» (ecrã de alfinetes).
O Animanostra, o mais antigo estúdio português de cinema de animação, está a celebrar 20 anos de existência e terá também destaque no Monstra. Há ainda a vertente júnior, o "Monstrinha", com filmes de animação para diferentes idades, a partir dos 3 anos.
Além dos filmes de animação, e privilegiando a transversalidade entre áreas artísticas, o Monstra programou espectáculos de dança e cinema, de jazz e animação. Um destes espectáculos será o de Noiserv, projecto do músico David Santos, que é acompanhado ao vivo com ilustrações em tempo real de Diana Mascarenhas. O concerto será no dia 23, no cinema São Jorge.
A "monstra" anda à solta em Lisboa!