Portugal é o 2º país com melhores políticas de integração de imigrantes
Foram divulgados esta semana, em Bruxelas, os resultados do MIPEX III, o estudo sobre Políticas de Integração de Imigrantes, e, entre os 31 países analisados da Europa e da América do Norte, Portugal surgiu como o segundo país com melhores políticas de integração de imigrantes, mantendo assim o resultado do ranking anterior, referente a 2007.
De acordo com o ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural), Portugal registou uma progressão muito positiva no ranking, alcançando uma melhoria de 5 pontos percentuais no cômputo global dos indicadores, aproximando-se assim da Suécia, que ocupa o primeiro lugar do ranking. O ACIDI refere ainda que Portugal ocupa o primeiro lugar da lista no que toca às melhores políticas de integração de imigrantes na vertente da reunificação familiar e do acesso à nacionalidade e é também o segundo melhor país na vertente da integração dos imigrantes no mercado de trabalho.
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, disse à Agência Lusa que "o que este ranking vem dizer é que Portugal tem a melhor lei da nacionalidade do mundo desenvolvido, que tem, na sua lei, as políticas mais humanistas de reagrupamento familiar." Pedro Silva Pereira acrescentou ainda: "Transformámos a política de integração de imigrantes num dos pilares de uma nova geração de políticas sociais. Com uma atitude humanista, atenta à integração dos imigrantes, uma postura simultaneamente de solidariedade e de justica para com os imigrantes e que honra muito a tradição de um país de emigração."
Este estudo teve em conta 148 indicadores referentes às políticas de integração de imigrantes. A primeira edição do MIPEX III realizou-se em 2005, com 15 países analisados, e Portugal ficou em 4º lugar. Em 2007, o nosso país subiu para o 2º lugar, com 28 países analisados, posição que mantém e reforça em 2011, agora entre 31 países.