Nuno Malo vence prémio de Compositor Revelação do Ano nos EUA
O compositor português Nuno Malo foi eleito o Compositor Revelação do Ano nos Estados Unidos. Os prémios foram anunciados hoje pela Associação Internacional de Críticos de Música para Cinema.
Nuno Malo é autor de várias bandas sonoras para filmes, entre eles "Amália - O Filme", de Carlos Coelho da Silva, que estava nomeado na categoria "Melhor Banda Sonora Original". Alexandre Desplat foi o compositor mais premiado, ao vencer em três categorias: Melhor Banda Sonora Original ("O Discurso do Rei"), Melhor Banda Sonora para um Filme de Acção/Aventura/Thriller ("O Escritor Fantasma") e Compositor do Ano.
Natural do Machico (Madeira), onde nasceu em 1977, Nuno Malo vive em Los Angeles desde 1996. Estudou composição para cinema em Los Angeles e é autor de várias bandas sonoras de filmes portugueses, como "Assalto ao Santa Maria", de Francisco Manso, "Contraluz", de Fernando Fragata, "O Julgamento" e "A Arte de Roubar", de Leonel Vieira, "Filme da Treta", de José Sacramento, e "A Mulher Polícia", de Joaquim Sapinho. "A Profecia Celestina" (2006), de Armando Mastroianni, e "The Lost and Found Family" (2009) foram produções internacionais para as quais compôs a música original.
Para "Amália - O Filme", Nuno Malo compôs 20 peças, entre as quais "The Cliff", "Fruit to Sailors", "Amalia Tenders to the Poor", "The Death of Aninhas" e "Trashed Poem". A música para o filme biográfico foi interpretada pela Filarmónica de Budapeste, uma escolha do compositor, por já ter trabalhado com a orquestra húngara.