Paula Rego recebeu Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa
A pintora portuguesa Paula Rego, de 76 anos, recebeu, no passado dia 11, o seu primeiro Doutoramento Honoris Causa em Portugal e que lhe foi atribuído pela Universidade de Lisboa (UL). Esta atribuição foi proposta pela Faculdade de Belas Artes da UL e foi a primeira concedida por esta instituição, que este ano completa o 100º aniversário, a uma personalidade da área das artes.
A sessão de atribuição das insígnias de Doutoramento Honoris Causa decorreu na Aula Magna da UL e contou com a presença de vários estudantes de todas as áreas da universidade, além de artistas como Júlio Pomar, Graça Morais, Cruzeiro Seixas e Ana Vidigal, além de representantes do Parlamento, do Presidente da República e das câmaras de Lisboa e de Cascais.
A universidade mostrou um filme com imagens do museu da pintora - Casa das Histórias, em Cascais - onde a artista fala do seu trabalho e mostra algumas das obras emblemáticas. Falando da Casa das Histórias, o museu tem uma nova exposição desde o dia 10. "My Choice" reúne obras seleccionadas por Paula Rego, entre 8500 da Colecção do British Council. É um conjunto de 120 obras de artistas britânicos que encantaram a pintora portuguesa, em exposição até ao dia 12 de Junho.
Paula Rego nasceu em Lisboa e cresceu no Estoril. Em 1952, com apenas 17 anos, foi estudar para Londres, na Slade School of Art, e ali conheceu e casou com o pintor britânico Victor Willing. Ao longo dos anos 60 divide o seu tempo entre Portugal e Londres, mas, em 1976, radicou-se em Londres, onde vive até hoje. Paula Rego é considerada um dos 4 melhores pintores vivos do Reino Unido. O ano passado, a pintora recebeu o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano 2009 atribuído pela Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.