Bandeira dos Açores no cimo do Monte Kosciuszko
O alpinista açoriano Luís Bettencourt hasteou hoje a bandeira dos Açores no Monte Kosciuszko, na Austrália. O projecto "Açores no Topo do Mundo" começou com a subida à montanha do Pico ( Açores), o ponto mais alto de Portugal, a 2351 metros de altitude. A segunda etapa deste projecto deu-se a 28 de Novembro, com a bandeira dos Açores a ser hasteada no cimo do Kilimanjaro, na Tanzânia, o ponto mais alto de África, a 5895 metros de altitude. A subida ao Monte Kosciuszko foi a 3ª etapa deste projecto.
A conclusão desta 3ª etapa foi anunciada por Luís Bettencourt num sms enviado à Agência Lusa: "Às 14h40, 04h40 na Região Autónoma dos Açores, cheguei com a bandeira açoriana ao tecto da Oceânia continental, na Austrália".
O projecto "Açores no Topo do Mundo" tem como objectivo a colocação da bandeira dos Açores no maior cume de cada continente e é constituído por nove cumes (que representam as nove ilhas do arquipélago dos Açores), em que sete deles são os "seven summits" e ainda a montanha do Pico onde se iniciou e onde também terminará este projecto, em Junho de 2011.
"Pretendo, com este projecto, hastear a bandeira da minha terra natal - Açores - nos maiores cumes de cada continente. Assim terei a oportunidade de dar a conhecer os Açores e o seu símbolo que desde sempre me acompanhou como meu amuleto da sorte." Luís Bettencourt
http://www.aventour-net.com/topo_mundo/luis_bettencourt.html