Aristides de Sousa Mendes homenageado nos EUA
Foi ontem inaugurada, em Nova Iorque, a exposição "The Holocaust Memorial and Tolerance Center", dedicada a Aristides de Sousa Mendes e que contou com a presença de um neto do ex-cônsul, Sebastian Mendes, e de descendentes de judeus que foram salvos da perseguição nazi pelo cônsul de Portugal em Bordéus (França), durante a 2ª Guerra Mundial.
Aristides de Sousa Mendes, natural de Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), terá salvo cerca de 30 mil pessoas (das quais, cerca de 10 mil judeus), em 1940, ao passar-lhes vistos de entrada em Portugal, contra as ordens de Salazar. O diplomata português foi declarado um "Justo entre as Nações" pela Yad Vashem, a autoridade judaica sobre heróis e mártires do Holocausto.
A exposição "The Holocaust Memorial and Tolerance Center" interliga a história do cônsul português com a dos refugiados judeus, apresentando, ao mesmo tempo, os principais eventos da 2ª Guerra Mundial.
Ontem foi também apresentada a Aristides Sousa Mendes Foundation, uma fundação norte-americana criada em Setembro de 2010. A fundação, que vai trabalhar em parceria com a fundação que já existe em Portugal, está a recolher fundos para restaurar a antiga casa de Aristides de Sousa Mendes em Portugal.
No próximo dia 12, Aristides de Sousa Mendes será homenageado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, no Algarve. A palestra, apresentada pelo neto António Moncada de Sousa Mendes, intitulada "Aristides de Sousa Mendes: uma memória resistente" terá lugar no dia 12 de Fevereiro, às 21h00. Esta iniciativa parte da Associação Internacional de Parameologia (AIP-IAP) e visa homenagear o diplomata português. António Moncada de Sousa Mendes, neto do ex-cônsul, nasceu a 1 de Outubro de 1949. Licenciado em Ciências Políticas e mestre em Filologia Russa, lecciona na Universidade Lusófona de Lisboa. Foi um dos criadores da Fundação Aristides de Sousa Mendes, em 2000.
Aristides de Sousa Mendes, um português de que todos nos devemos orgulhar!