Sete edifícios portugueses entre os 70 nomeados para melhores do mundo
São 7 os edifícios portugueses candidatos, entre 70 finalistas, ao prémio ArchDaily's Building of the Year, promovido pela página de arquitectura "ArchDaily". O concurso pretende distinguir os melhores edifícios de 2010, em 14 categorias.
Na categoria Reabilitação, estão 2 edifícios nacionais: o condomínio Pátio Luso, no Porto (Gabinete de Arquitectura de Miguel Saraiva) e a recuperação da antiga fábrica da manteiga, na Calheta, Madeira (MSB Arquitectos).
Na categoria Hotéis e Restaurantes, temos o bar que representou a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto numa Queima das Fitas (arquitectos Diogo Aguiar e Teresa Otto).
Na categoria Arquitectura Institucional, está nomeado o edifício da Vodafone no Porto (arquitectos José António Barbosa e Pedro Guimarães).
Na categoria Interiores, há dois projectos portugueses: Closet House, em Matosinhos (Gabinete de Arquitectura Consexto) e uma óptica em Lisboa (arquitecto Jorge Sousa Santos).
Por fim, na categoria Escritórios, temos as instalações da TENSAI, em Leça da Palmeira, Matosinhos (ADA Atelier de Arquitectura).
O concurso online decorre até ao dia 13 de Fevereiro. Para votar, basta ir a http://www.archdaily.com/building-of-the-year/2010/ .