Português vence Festival de Escultura em Gelo
Pedro Mira (à esqª) e Niall Magee
O escultor português Pedro Mira, em conjunto com o irlandês Niall Magee, conquistou o 1º prémio no Festival de Escultura em Gelo que decorreu este fim-de-semana, em Londres, sob o tema "Love London", numa homenagem aos habitantes da cidade. Esta foi a 3ª edição deste festival que contou com equipas de África, França, Hungria, Holanda, Portugal e Reino Unido. A equipa portuguesa era formada por Pedro Mira e Niall Magee e liderada pelo português.
A escultura da equipa portuguesa era uma série de figuras de vários tamanhos a caminhar. À Agência Lusa, o escultor português justificou esta escolha: "Pensámos no que faz desta cidade especial e concluímos que são as pessoas em si e que representam diversas culturas." Pedro Mira acredita que a escolha do júri por esta escultura se deveu ao conceito diferente do habitual e disse ainda que a falta de frio e a rapidez com que o gelo derretia foram as principais dificuldades.
O prémio do público foi para a equipa africana que esculpiu o leão que está na base da estátua do Almirante Nelson, na Trafalgar Square, e é um dos símbolos da cidade.
Pedro Mira é natural de Lisboa, mas vive e trabalha no Alentejo. Nos últimos anos, tem-se distinguido pela participação em festivais internacionais de escultura em areia, tendo representado Portugal nos campeonatos mundiais e estado presente em eventos em países como Bulgária, Holanda, Rússia ou Canadá. Com esta vitória, provou que também é muito bom na escultura em gelo e espera que este prémio lhe abra portas para mais trabalhos nesta área.