Portugueses descobrem gene que controla tumores
Paulo Pereira, coordenador do projecto (à esqª) com parte da equipa do IBMC
Investigadores portugueses do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto descobriram um gene que controla a proliferação de células e o desenvolvimento de tumores. O gene descoberto foi baptizado de "Viriato".
Os investigadores demonstraram, com base no estudo das funções deste gene na mosca-da-fruta, que a ausência do "Viriato" causa problemas de crescimento dos tecidos e no desenvolvimento do organismo. Descobriram também que este gene está envolvido no crescimento celular descontrolado induzido pelo oncogene MYC.
O trabalho da equipa de cientistas do IBMC será publicado, na próxima semana, na revista científica "Development". Paulo Pereira, coordenador do projecto, disse ao jornal Expresso que "este é o primeiro trabalho científico em que se estudaram as funções do gene num organismo" e que "o próximo passo será determinar até que ponto os tumores com alterações na estrutura do nucléolo apresentam níveis desregulados de Viriato e de que forma alterações na função deste gene poderão estar associadas ao desenvolvimento tumoral".