Compositor português recebe prémios internacionais
O compositor português João Pedro Oliveira venceu o 1º prémio no Concurso Internacional de Composição Franco Evangelisti e o Prémio Internacional de Excelência em Composição.
O Concurso Internacional de Composição Franco Evangelisti, organizado pela associação de música contemporânea Nuova Consonanza, julga composições para pianos e sons electrónicos e realizou-se em Itália, em Novembro. Das 3 obras seleccionadas para a final, duas foram do compositor português - "In Tempore", composta em 2000, e "Mosaic", composta em 2010. O 1º prémio foi atribuído a "Mosaic". Esta obra, encomendada pelo Conservatório de Música de Viseu e estreada em Outubro de 2010 pela pianista Madalena Soveral, será agora publicada pela editora italiana Suvini Zerboni através do concurso.
O Prémio Internacional de Excelência em Composição de 2010 - organizado pela Academia Nacional de Música dos Estados Unidos da América, pelo Conservatório de Música de Neapolis e pelo Conservatório de Música de Sykies, na Grécia - destina-se a premiar obras que se destacam pela sua excelência artística e utilidade no ensino do instrumento. Este prémio decorreu em Dezembro e a obra "Hokmah", de João Pedro Oliveira, foi uma das composições que recebeu o prémio de excelência na categoria de nível avançado. "Hokmah" foi criada em 2009 e encomendada e estreada pelo clarinetista Nuno Pinto e pela pianista Elsa Silva.
Além destes dois prémios, em 2010, João Pedro Oliveira recebeu ainda o Prémio para Melhor Obra Europeia, atribuído pela International Computer Music Association, e o 1º prémio no III Concurso Internacional de Composição Francisco Escudero.
João Pedro Oliveira nasceu em 1959 e estudou Composição, Órgão e Arquitectura em Lisboa. De 1985 a 1990, esteve nos Estados Unidos com uma bolsa da Fundação Gulbenkian e da Comissão Cultural Luso-Americana. Em 2011, vai deixar a Universidade de Aveiro, onde ensina Composição, Análise e Música Electroacústica, para dar aulas na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil.