Vítor Gamito na Volta a Portugal 2014
O português Vítor Gamito, retirado do ciclismo profissional desde 2004, afirmou esta semana que pretende voltar a participar na Volta a Portugal já no próximo ano.
Vítor Gamito, que venceu a Volta a Portugal no ano de 2000, foi obrigado a retirar-se do ciclismo profissional em 2004, altura em que lhe foi diagnosticado um problema cardíaco. No entanto, apesar de ter deixado de competir a nível profissional, Gamito, nos últimos anos, tem participado em várias provas de BTT.
"Quero mostrar a todos os fãs e simpatizantes do ciclismo o que é necessário para enfrentarmos uma Volta a Portugal. Nada a esconder. Os treinos, a alimentação, os sacrifícios. Serão 3 a 4 meses de preparação a tempo inteiro para a prova rainha do ciclismo nacional. Quero fazer uma despedida digna e condigna do ciclismo de estrada, aquela que me foi impedida há 9 anos", começou por dizer o ciclista.
Vítor Gamito, que foi uma das grandes apostas do ciclismo nacional, admitiu ainda que está a ponderar a sua participação na Volta a Portugal desde Fevereiro passado, altura em que foi desafiado por uma equipa, durante uma prova de BTT, a voltar a participar numa prova de estrada.
Uma das perguntas que surgiram após a revelação de Vítor Gamito foi se isso não lhe iria trazer problemas de saúde, ao que Gamito respondeu: "Mas, e posso fazer a Volta a Portugal? Então e o tal problema cardíaco que me foi diagnosticado em 2004? Depois do exame que detectou o tal bloqueio, já fiz muitos outros iguais e, em todos eles, os resultados foram impecáveis. Vou deixar de viver a minha vida por causa de um exame já com 9 anos? Por isso, caso eu passe nos exames necessários para me darem a licença desportiva, não existe outro impedimento para que possa competir em profissional. Não existe limite de idade para tal".
De referir ainda que, para além de ter vencido a Volta a Portugal em 2000, Vítor Gamito foi ainda segundo classificado por quatro vezes - em 1993, 1994, 1997 e 1999 -, tendo ainda representado a Selecção Nacional de Portugal em várias provas.
(artigo escrito por David Simples)