Sexta-feira, 14 de Julho de 2017

tanegashima.jpg

 

Autor: a partir de "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto (1510-1583), e "Teppo-Ki", do japonês Nampo Bunshi (1555-1620)

Produção: Fatias de Cá

 

Sinopse: No século XVI, os portugueses estavam espalhados por todo o Oriente. Um desses grupos, que integrava Fernão Mendes Pinto, e na sequência de um assalto a um templo na China, aporta na ilha de Tanegashima, no Japão. A espingarda que usavam chamou a atenção do senhor da ilha, que se interessa por ela, contrariamente ao senhor de Kyushu, a grande ilha do Japão, que a recusa. O senhor Tokitaka de Tanegashima, em troca da filha, Wakasa, obtém de Diogo Zeiomoto o segredo da construção da espingarda portuguesa. Wakasa tem o primeiro filho luso-japonês. O senhor de Tanegashima, com o auxílio da espingarda, derrota o senhor de Kyushu e conquista o Japão. Os portugueses regressam a Portugal. Wakasa espera pelo marido durante anos, até que um dia, julgando ver uma caravela no horizonte, enfia-se pelo mar dentro ao seu encontro. A história da espingarda que mudou um país e a história da mulher que pagou a mudança vem relatada na "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, e em "Teppo-Ki", de Nampo Bunshi.

 

A peça "Tanegashima", do grupo Fatias de Cá, decorre à beira do rio Tejo, em Tancos (Vila Nova da Barquinha) e Arripiado (Chamusca). 

 



publicado por Alma Lusa às 12:13
Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

16
17
18
20
22

23
25

30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO