Sábado, 14 de Outubro de 2017

historia a historia africa.jpg

 

Autoria: Fernando Rosas

Realização: Bruno Moraes Cabral

Produção: Garden Films

 

A série documental "História a História" regressa aos ecrãs, para uma segunda temporada exclusivamente dedicada à história colonial portuguesa em África. Agora denominada "História a História - África", irá permitir-nos aprofundar o nosso conhecimento da influência e presença de Portugal nos países africanos.

 

Filmada em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal, "História a História -  África" começa nas guerras de ocupação e nas "campanhas de pacificação", no século XIX, e atravessa diversas dimensões da história imperial portuguesa: as políticas coloniais da Primeira República e do Estado Novo; os projectos de povoamento branco; as diferentes formas de exploração da mão-de-obra nativa e as políticas segregacionistas; as atrocidades cometidas pela PIDE nos territórios africanos; a manutenção da escravatura; os massacres não reconhecidos oficialmente; a origem dos movimentos de libertação; as grandes obras do império em Moçambique e Angola; a Guerra Colonial; a organização das lutas armadas; a insurreição dos colonos; o retorno.

 

Pela mão do historiador Fernando Rosas visitaremos os espaços mais simbólicos e marcantes da História do antigo Império Português. Uma oportunidade única para ficar a conhecer alguns dos episódios da nossa História comum, como nunca antes foi contada.

 

"História a História - África" é o resultado de dois anos de trabalho de investigação própria, recolha de materiais iconográficos e documentais, escrita dos guiões e gravações em África. Ao longo de 13 episódios, serão abordados temas inéditos em televisão e mostrados locais de difícil acesso.

 

Para ver, aos domingos, na RTP2 (21h00) e, às terças, na RTP África (21h00).



publicado por Alma Lusa às 17:31
Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
21

22
28

29


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO