Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2017

 

Realização: António Almeida Lopes

Produção: Provetouch - Produção Audiovisual

 

"Estou nas Tintas" é um projecto de 13 episódios que visa divulgar de uma forma dinâmica, e com uma apresentação diferenciada, as Artes Plásticas, abordando as diferentes áreas, num âmbito extenso deste tema.

 

Episódio 1 

 

Nuno Reis é Nomen, um dos pioneiros do graffiti em Portugal. Um artista autodidacta, versátil e polémico, que continua a defender que o lugar da arte urbana é na rua.

A criatividade é uma capacidade humana que se revela na infância, altura em que deve começar a ser estimulada. A directora da Escola D. Carlos I, em Sintra, Joana de Oliveira, defende isso mesmo. Também Eurico Gonçalves, pintor e crítico de Arte, e Dalila D´Alte, professora de História de Arte, sublinham a importância de uma educação virada para as artes, assim como defendem a liberdade total de expressão das crianças.

Sara-a-Dias é a versão ficcionada de Sara Osório, uma ilustradora nata que sempre sentiu necessidade de colocar no papel determinados momentos do seu dia-a-dia. Criar um blogue foi o passo seguinte. Hoje, já tem dois livros editados, o último dos quais com desenhos e ilustrações Sara-a-Dias.

Rogério Timóteo é um artista a trabalhar o mármore, o bronze, o ferro e a resina. A escultura foi a escolha mais natural e é o próprio quem garante que a chama continua acesa, a paixão pelo que faz permanece intacta.

Jornalista e pintora, Gabriela Carrascalão reflecte nos seus quadros a história que é sua e do seu povo, Timor. Neles podemos ver mulheres, crianças, dor, resistência. Na ponta dos dedos a artista tem a arte das cores, no coração a música de José Cid. 

 

Sextas, às 21h00, na RTP2. 



publicado por Alma Lusa às 10:39
Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
21

22

29


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO