Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017

 

Ano: 1986

Realização e Produção: João Botelho

Argumento: Leonor Pinhão e João Botelho

Música: Olivier Messiaen e Cantos Populares Africanos

 

Elenco: Maria Cabral, Isabel de Castro, Fernando Heitor, Ruy Furtado, Cristina Hauser, João Perry, Henrique Viana, António M. Sequeira, Luís Lucas, Diogo Dória 

 

Sinopse: África Portuguesa, 1973. Nos últimos tempos da Guerra Colonial um pequeno grupo de soldados avança no mato. Um soldado morre vítima do rebentamento de uma mina. Em Lisboa, doze anos depois, Raul e Piedade, pequenos agricultores do Minho, visitam Alexandre, o filho mais novo, e Laura, a viúva do filho mais velho que morreu em África na guerra. A família volta a estar junta, mas nunca será o que foi. Há uma pequena dor, serena e amarga, que o tempo não esbateu. Raul e Piedade regressam à terra. Alexandre e Laura não têm lugar para regressar. Nem para esquecer.

 

"Um Adeus Português", de 1986, é a segunda longa-metragem de João Botelho. Olhar amargo e sentido sobre um conjunto de personagens que, entre a Guerra Colonial e uma Lisboa desencantada em meados dos anos oitenta, tenta encontrar os vínculos familiares e emocionais, perdidos no tempo, na memória e na tristeza.


"Um Adeus Português" é um filme tocante, surpreendente e profundamente português que soube reflectir, admiravelmente, sobre uma memória tão incómoda de forma tão sensível. 

 



publicado por Alma Lusa às 11:41
Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
15
16
17

20
23
26

27
29


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO