Sexta-feira, 21 de Abril de 2017

é o amor.jpg

 

Ano: 2013

Realização: João Canijo

Argumento: João Canijo e Anabela Moreira

 

Elenco: Anabela Moreira, Sónia Nunes, Cassilda Pontes, Paula Saraiva, Francisco Torrão, Francisquinho

 

Sinopse: Nas Caxinas, vila piscatória do concelho de Vila do Conde, a relação entre a mulher e o pescador funda-se numa confiança vital, numa dependência recíproca e total para a sobrevivência da família. Porque a mulher confia e depende do pescador para ganhar a vida e o pescador confia e depende da mulher para governar a vida.

 

Neste filme acompanhamos um grupo de mulheres das Caxinas no seu dia-a-dia, no trabalho quotidiano e com a família. Com a ajuda de uma actriz (Anabela Moreira) que se torna mais uma entre as mulheres das Caxinas.

 

"A mulher das Caxinas é um modelo da portuguesa moderna. Esta afirmação contradiz a imagem tradicional de uma peixeira enlutada do Norte de Portugal. Mas foi isso o que descobrimos durante a investigação para este filme. E foi isso que nos encantou."


A força romântica e vital daquelas mulheres, capazes de amar e lutar pela vida, delas e dos maridos, fez com que se lhes dedicasse um filme. E este filme é sobre duas mulheres que têm duas maneiras muito diferentes de corresponder à confiança que lhes é dada e pedida. Porque, para além do retrato das mulheres das Caxinas, este é um filme sobre uma amizade que nasce entre duas mulheres muito diferentes: a mestra Sónia e a actriz Anabela.


Sónia é a mestra escolhida para protagonizar o filme, Anabela é a actriz que se infiltra no seu meio para descobrir uma personagem das Caxinas.

 



publicado por Alma Lusa às 11:23
Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14
15

16

23

30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO