Quinta-feira, 20 de Abril de 2017

ilha dos cães.jpg

 

Realização: Jorge António

Argumento: Jorge António, Virgílio Almeida, Carlos Ferreira, Paulo Leite (baseado no romance "Os Senhores do Areal" do escritor angolano Henrique Abranches)

Produção: Cinemate (Ana Costa)

Locais rodagem: Peniche, Angola e São Tomé e Príncipe

 

Elenco: Ângelo Torres, Miguel Hurst, Nicolau Breyner, João Cabral, Daniel Martinho, José Eduardo, Ciomara Morais, Matamba Joaquim, Miguel Sermão, Júlio Mesquita, Welket Bungué, Giovanni Lourenço, Guilherme Galiano, Miklail Ceita, Dério Costa, Bruno Fonseca, Ana Pereira, Ana Ramos

 

Sinopse: Duas Angolas, a colonial e a actual, distanciadas 60 anos, partilham a maldição de uma ilha misteriosa. Há décadas que aquela ilha se chama Ilha dos Cães, sem se saber bem porquê. A imponente fortaleza, prisão dos inimigos do regime, jaz à beira mar, vazia e abandonada aos ataques dos elementos. Os pescadores ainda se recordam das traineiras que faziam a ligação à ilha: transportavam mantimentos e homens. Condenados. Também se recordam dos cães. Pedro Mbala (Miguel Hurst) sente-se irritado. Queria estar em Luanda a ganhar dinheiro, a gozar a vida. No entanto, a Constaleiro entregou-lhe um desafio: ir até à Ilha dos Cães – onde a construção de um resort está atrasada. Os trabalhadores, gente local, parecem amedrontados devido a uma matilha de cães selvagens que não parece ter medo dos homens e reclama a ilha que tem o seu nome.

 

O filme "A Ilha dos Cães" tem um elenco lusófono, com actores portugueses, angolanos e luso-angolanos. Foi também um dos últimos trabalhos de Nicolau Breyner, que faleceu a 14 de Março de 2016, aos 75 anos de idade.

 

nico ilha cães.jpg

Nicolau Breyner no filme "A Ilha dos Cães", um dos seus últimos trabalhos

 

 

 

Jorge António nasceu a 8 de Junho de 1966, em Lisboa. Formou-se em Produção na Escola Superior de Teatro e Cinema. Colaborou com as principais produtoras portuguesas em dezenas de produções audiovisuais. Desde há vários anos, divide a sua vida entre Portugal e Angola. Em Angola é, desde 1995, produtor da Companhia de Dança Contemporânea, com espectáculos em diversas cidades de África, Ásia, América e Europa. Foi consultor do Instituto Angolano de Cinema e membro fundador do Festival Internacional de Cinema de Luanda. Já realizou vários documentários, a maioria de temática angolana. "A Ilha dos Cães" é a sua segunda longa-metragem de ficção.

 

Filmografia:

A Ilha dos Cães (2017)

Outros Rituais Mais ou Menos (documentário, 2011)

O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos (documentário, 2010)

Histórias da Vida na Terra (série documental, 2008)

Kuduro - Fogo no Museke (documentário, 2007) 

Angola - Histórias da Música Popular (documentário, 2005)

A Utopia do Padre Himalaya (documentário, 2004)

Outras Frases (documentário, 2003)

O Miradouro da Lua (1993)

O Funeral (curta-metragem, 1992)

O Gato Preto (curta-metragem, 1986)



publicado por Alma Lusa às 10:17
Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14
15

16

23
29

30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO