Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

 

cante.jpg

 

E o Alentejo está em festa...! O cante alentejano foi, esta manhã, eleito Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em Paris.

 

A candidatura do cante alentejano foi entregue a 28 de Março de 2013 no comité internacional da UNESCO que, há três semanas, classificou a mesma de "exemplar". As expectativas eram assim altíssimas para a decisão que foi conhecida hoje.

 

Há exactamente três anos, 27 de Novembro de 2011, Portugal viu o fado ser reconhecido Património Cultural Imaterial e agora essa distinção volta a ser dada a outra manifestação musical portuguesa. O secretário de estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, congratulou a decisão da UNESCO: "Trata-se do reconhecimento da importância de uma prática que é parte integrante da cultura portuguesa e que, apesar de nascida no Alentejo, é valorizada em todo o território nacional e, cada vez mais, a nível internacional. A importância do cante alentejano vai além da sua vertente cultural, integrando uma componente social muito forte que se manifestou ao longo de séculos de História e através da sua capacidade de transmissão geracional, que une cidadãos das mais diversas faixas etárias, tornando-os um veículo dinamizador de muitas comunidades." Também o primeiro-ministro Passos Coelho e o Presidente da República Cavaco Silva manifestaram a sua satisfação e orgulho pela distinção.

 

A candidatura do cante alentejano resulta do trabalho do Município de Serpa e dos Municípios do Baixo Alentejo, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, da Comissão Nacional da UNESCO e dos grupos corais de cantadores e respectivas associações. Actualmente, existem mais de 150 grupos de cante em todo o Alentejo.

 

Esta manhã, em Paris, a candidatura portuguesa foi aprovada em apenas 5 minutos e, logo a seguir, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, com os seus membros trajados a rigor, cantou a canção "Alentejo Alentejo".

 

Parabéns, Alentejo! Parabéns, Portugal!

 

 

 



publicado por Alma Lusa às 16:39
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
22

23

30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO