Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

joão magueijo.jpg

 

João Magueijo desafiou Einstein e tornou-se um dos cientistas portugueses mais conhecidos em todo o mundo. 

 

Ultimamente, também se tem dedicado à escrita. Em 2014, lançou Bifes Mal Passados onde falava sobre a ciência, a vida em Inglaterra e o olhar sobre Portugal.

 

Depois do enorme sucesso do seu primeiro livro de ficção, o conceituado cientista português está de regresso com Olifaque, um livro que revela um novo olhar sobre os emigrantes portugueses e a sua eterna nostalgia da portugalidade.

 

A extraordinária vida dos emigrantes portugueses no mundo. Cientista, escritor e ele próprio emigrante, João Magueijo na Grande Entrevista com Vítor Gonçalves.

 

 



publicado por Alma Lusa às 11:02

Futebol: Taça do Mundo de Clubes FIFA 2017

 

 

A Taça do Mundo de Clubes da FIFA é uma competição anual que reúne os seis campeões de clubes das Confederações da FIFA e o clube campeão do país anfitrião. A edição de 2017 da Taça do Mundo de Clubes é a 14ª edição do evento e acontece pela terceira vez nos Emirados Árabes Unidos (EAU), entre 6 e 16 de Dezembro. 


Tal como em 2016, a UEFA será representada pelo Real Madrid, vencedor da UEFA Champions League (Liga dos Campeões) em 2017. A RTP1 irá transmitir os jogos da semi-final e da final da competição. 

 

Esta terça-feira, a RTP1 transmite a semi-final entre o Al-Jazira, campeão dos EAU, e o Real Madrid, clube onde joga o português Cristiano Ronaldo, que venceu há poucos dias a quinta Bola de Ouro para Melhor Jogador do Mundo.

 

ronaldo madrid.jpg

Cristiano Ronaldo



publicado por Alma Lusa às 10:25
Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

O primeiro salão de chá da Ladurée em Portugal abriu portas para partilhar muito mais do que os seus famosos macarrons. Sancha Trindade conversa com Miguel Guedes de Sousa, CEO da Amorim Luxury, uma conversa que conta como Portugal vai selar esta marca francesa.

 



publicado por Alma Lusa às 16:35

YogurtNest_iogurteira red.jpg

 

Origem: Mozelos (Santa Maria da Feira)

 

YogurtNest é uma inovadora iogurteira ecológica e multifunções. Produzida em Portugal, com materiais sustentáveis - como a cortiça e o algodão - evita a utilização de toneladas de embalagens de plástico, permitindo poupanças significativas e uma rápida preparação. Este é um produto desenvolvido pelo empreendedor Miguel Leal na mais recente startup apoiada pela Amorim Cork Ventures, a PrimaLynx – Sustainable Solutions, Lda..

 

O YogurtNest não consome energia e está preparado para durar uma vida, mantendo as mesmas características de desempenho, tornando-se num importante aliado na redução de custos associados à compra de iogurtes. Esta nova iogurteira possibilita a preparação de alimentos nutritivos e saudáveis, para serem saboreados com a família e com os amigos. Com o YogurtNest, é possível fazer iogurtes customizados, ou seja, a iogurteira funciona com qualquer tipo de leite, incluindo o leite vegetal e leite sem lactose, e depois podem seleccionar-se os ingredientes a juntar, numa quantidade de combinações praticamente infinita.

 

Tendo sido originalmente desenvolvida para ser uma iogurteira, a verdade é que o YogurtNest se assume como uma ferramenta de culinária multifunções.  Pode ser usada como estufa slow cooker, que permitirá cozinhar arroz, massas, sopas e estufados, economizando energia e sem impacto negativo no meio ambiente. As suas vantagens incluem a versatilidade de preparação, o iogurte pode ser fermentado durante uma viagem, sendo que este processo dura seis horas, ou seja, menos do que o necessário para fazer iogurte numa iogurteira convencional. Por fim, o YogurtNest pode também funcionar como ninho para levedar a massa do pão ou pizza e como uma mala térmica, o que advém das propriedades da cortiça, que é um óptimo aliado na conservação das temperaturas.

 

http://yogurtnest.com/

 

YogurtNest_mala térmica red.jpg



publicado por Alma Lusa às 16:19
Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Mário de Sá-Carneiro foi um verdadeiro escritor de postais e não escapou à propaganda contra o inimigo alemão.

 



publicado por Alma Lusa às 16:22

bonecos-de-estremoz-925x617.jpg

 

E Portugal tem mais uma manifestação cultural inscrita no Património da Humanidade: os Bonecos de Estremoz foram declarados, na passada 5ª feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

 

Os Bonecos de Estremoz, originários daquela cidade do Alto Alentejo, são feitos em barro e são uma arte popular com mais de 300 anos. Com mais de uma centena de figuras diferentes inventariadas, esta arte consiste na modelação de uma figura em barro cozido, policromado e efectuado manualmente, segundo uma técnica com origem, pelo menos, no séc. XVII. Os Bonecos de Estremoz são o primeiro figurado do mundo a receber esta distinção. 

 

A 12ª reunião do Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) decorreu na Ilha Jeju, na Coreia do Sul. Os Bonecos de Estremoz juntam-se ao Fado, Cante Alentejano, Chocalhos de Portugal, Barro Preto de Bisalhães e Falcoaria Portuguesa, manifestações culturais portuguesas declaradas Património da Humanidade. 

 



publicado por Alma Lusa às 15:51

 

 

manoel oliveira 2.jpg

 

 
Em Abril de 2018, faz três anos que o mestre do cinema português nos deixou. No dia em que se assinalam 109 anos do nascimento de Manoel de Oliveira, o TVCine 2 homenageia uma das maiores figuras do Portugal contemporâneo.
 
 

 

 
Cristóvão Colombo - O Enigma (20h40)
 
Entre Portugal e os Estados Unidos, um investigador entusiasta, acompanhado pela sua mulher, desenvolve a sua teoria sobre as origens de Cristóvão Colombo.
 

 

 
Belle Toujours (22h00)
 
Quando assiste a um concerto, Henri reconhece Séverine, uma mulher que conheceu quarenta anos antes. Tenta reencontrá-la por todos os meios.
 

 

 
Centro Histórico (23h15)
 
Centro Histórico é um colectivo de quatro curtas-metragens, realizadas no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, reunindo quatro nomes fundamentais do cinema contemporâneo: os portugueses Manoel de Oliveira e Pedro Costa, o finlandês Aki Kaurismäki e o espanhol Victor Erice.
 



publicado por Alma Lusa às 10:03
Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2017

Benedita Pereira_sorriso.Alta.jpg

 

A actriz portuguesa Benedita Pereira poderá ser vista, em breve, na série internacional "Versalhes". Uma produção francesa do Canal +, falada em inglês, a série passa-se durante a construção do Palácio de Versalhes, no reinado de Luís XIV, o Rei Sol. 

 

Benedita Pereira irá entrar na 3ª temporada, tendo as gravações decorrido em Paris nos meses de Agosto e Setembro. A actriz portuguesa interpreta a princesa Isabel de Bragança, Infanta de Portugal, uma das pretendentes de Luís XIV. Em Portugal, a série "Versalhes" é transmitida pela RTP1, que já exibiu as duas primeiras temporadas. A estreia mundial da 3ª temporada está prevista para Março ou Abril de 2018.

 

Benedita Pereira tem 32 anos e é natural do Porto. Actualmente, pode ser vista na série "Sim, Chef!" da RTP1. Este ano, pudemos vê-la noutra participação internacional, já que entrou num episódio da série norte-americana "The Blacklist".

 

Benedita Pereira_Versailles_bastidores 2.jpg

 

 



publicado por Alma Lusa às 21:27

 

De: Gotthold Ephraim Lessing (Alemanha, 1729 - 1781)

Encenação: Rodrigo Francisco

Tradução: Yvette K. Centeno

Cenografia: Pedro Calapez

Figurinos: António Lagarto

Luz: Guilherme Frazão

Som: Miguel Laureano

 

Elenco: André Gomes, André Pardal, Guilherme Filipe, João Farraia, João Tempera, Leonor Alecrim, Luís Vicente, Maria Rueff, Tânia Guerreiro

 

Sinopse: Nunca levado à cena no nosso País, Nathan, o sábio é um dos clássicos da dramaturgia mundial. Publicada em 1779, esta peça é uma ode à tolerância e um texto fundamental do Século das Luzes. Estamos na Jerusalém do século XII, acabada de conquistar pelo muçulmano Saladino, e onde vivem o judeu Nathan e a sua filha adoptiva, a cristã Recha. A jovem acaba de ser salva de um incêndio por um jovem cruzado, que a pede em casamento. Mas nem o tolerante Nathan – que demonstra ao sultão Saladino, através da célebre parábola dos anéis, que a religião perfeita é aquela que torna os homens melhores – pode aceitar essa união. Na verdade, existem outros laços a unir as duas jovens personagens apaixonadas: laços fraternos, como se as diferentes religiões tivessem, no fundo, a mesma origem.


Filósofo, teólogo e dramaturgo alemão, Gotthold Ephraim Lessing é um dos principais representantes do Século das Luzes na Alemanha. Com uma escrita precisa e clara, encontra-se próximo do cepticismo de Voltaire, sendo um defensor da tolerância. A sua dramaturgia, uma das mais célebres do seu tempo, é composta tanto por comédias como por dramas, e debruça-se principalmente sobre os temas da religião, do lugar das mulheres na sociedade e do patriotismo.

 

A Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia no próximo sábado, 9 de Dezembro, o espectáculo Nathan, o sábio, de Gotthold Ephraim Lessing, com encenação de Rodrigo Francisco. A acção da peça decorre na Jerusalém do século XII e é um mote para a reflexão sobre as relações – e a origem comum – das três religiões do Livro: judaísmo, cristianismo e islamismo. No mesmo dia, a CTA inaugura uma exposição documental no átrio do Teatro Municipal Joaquim Benite intitulada Jerusalém: umbigo da humanidade. Após a sessão da tarde de domingo, 10, às 18h30, será gravado ao vivo, na Sala Principal do TMJB, o programa de rádio da Antena 1 E Deus criou o Mundo, no qual três representantes das três religiões monoteístas comentarão Nathan, o sábio. O programa de rádio será aberto à participação do público.

 



publicado por Alma Lusa às 17:14

 

Esta quinta-feira, a revista France Football atribuiu a Bola de Ouro para o Melhor Futebolista do Mundo em 2017 e o vencedor foi, mais uma vez, o jogador português Cristiano Ronaldo, que conquistou assim a sua 5ª Bola de Ouro, igualando o seu grande rival, o argentino Lionel Messi. A Bola de Ouro foi entregue na Torre Eiffel, em Paris, França.

 

Cristiano Ronaldo, de 32 anos, jogador do Real Madrid e capitão da Selecção Nacional, junta esta Bola às já conquistadas em 2008, 2013, 2014 e 2016. No início de Outubro, o jogador luso já tinha vencido o Prémio The Best, da FIFA, recebendo esta distinção pelo segundo ano consecutivo.

 

Com mais esta vitória, Portugal torna-se um dos países com mais Bolas de Ouro. Às cinco já conquistadas por Cristiano Ronaldo, juntam-se ainda as de Luís Figo, em 2000, e Eusébio, em 1965. Só Alemanha e Holanda têm tantas Bolas de Ouro quanto Portugal. O nosso país tem ainda o maior número de Botas de Ouro (galardão atribuído aos melhores marcadores na Europa): 8 no total, divididos entre Cristiano Ronaldo (4), Eusébio (2) e Fernando Gomes (2). A Argentina surge em 2º lugar, com 5 Botas de Ouro. 

 

 

 

 



publicado por Alma Lusa às 16:45
Dezembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO